Vendas crescem 6,4% na semana da Páscoa, diz Serasa
Segundo o indicador, a Páscoa também contribuiu para aumentar as vendas do comércio na cidade de São Paulo; no entanto, a evolução na semana foi menor que a registrada no restante do País. De 2 a 8 de abril deste ano, houve um ligeiro crescimento de 2,8% na atividade econômica do comércio paulistano, frente ao período de 10 a 16 de abril de 2006. O fim de semana puxou a alta nas vendas da Páscoa em São Paulo, com um acréscimo de 10,2% nas vendas do comércio no período.
Para os analistas da Serasa, a evolução positiva apresentada pelas vendas do comércio na semana da Páscoa é explicada pela elevação da massa salarial real dos consumidores, associada aos prazos de pagamentos mais longos praticados pelo comércio. Além disto, a valorização cambial tem proporcionado preços mais em conta dos produtos importados, estimulando a comercialização dos artigos consumidos na Páscoa (pescados, vinhos etc.).
A alta de 10,2% nas vendas no fim de semana da Páscoa, na cidade de São Paulo, pode ser considerada uma recuperação em relação à pequena elevação de 3,3% registrada no fim de semana anterior, quando uma forte onda de calor fez com que os consumidores procurassem programas alternativos às compras e às viagens, devido aos problemas nos aeroportos.
Comentários