De olho em cargos do segundo escalão, PMDB convida Lula para jantar
Lula recebeu o convite hoje do anfitrião do jantar, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que esteve com ele no Palácio do Planalto. Oficialmente, os peemedebistas dizem que o encontro é para aproximar o partido do presidente Lula, já que muitos deputados não o conhecem pessoalmente.
Cargos
Concluída a reforma ministerial na semana passada, o governo iniciou a fase de consultas aos partidos para preencher vagas em autarquias e estatais. O ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) é o responsável por receber as indicações dos partidos. Desde então, o PMDB tem se esforçado para ter seus pleitos atendidos.
Na semana passada, os peemedebistas afinaram o discurso numa reunião preparatória para o jantar de quarta-feira. Os dois grupos do partido combinaram uma trégua para não prejudicar as negociações do PMDB com o governo acerca dos cargos. Renan Calheiros e o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), voltaram a se falar depois de meses. A relação entre os dois azedou depois que Temer se tornou interlocutor do partido com o Palácio do Planalto, substituindo Renan.
Quórum
O jantar com o presidente deve reunir 150 convidados. Além dos cinco ministros do partidos --Comunicações, Saúde, Integração Nacional, Transportes e Minas e Energia-- também foram chamados os deputados, senadores, presidentes dos diretórios regionais e os sete governadores. Será o primeiro encontro de todo o partido com o presidente neste segundo mandato.
Comentários