MT entra no circuito mundial de Caminhadas da Natureza
As Caminhadas da Natureza, são marchas populares, presentes em 21 países com 5.500 circuitos espalhados por todo o mundo e que movimentam pelo menos 15 milhões de pessoas por ano. Em 2007, pela primeira vez Mato Grosso faz parte desse circuito mundial de caminhadas. O calendário inclui oito eventos que serão realizados em vários municípios mato-grossenses.
Depois de Cuiabá, os caminhantes se reúnem em Alta Floresta, a cerca de 700 km de Cuiabá, no dia primeiro de maio. Neste mesmo mês acontecem mais três circuitos, sendo um em Nobres, chamado de Três Marias (13.05), outro no município de Chapada dos Guimarães, na comunidade de Atamã (20.05), que recebeu o nome de Guimarães (20) e outro em Poconé (27.05), intitulado Circuito de Poconé.
Em junho acontece apenas uma caminhada que será no dia 02 de junho, em Santo Antônio do Leverger, os caminhantes vão conhecer a região de Itaycy. Já em outubro acontecem os dois últimos circuitos do Mato Grosso sendo que o primeiro chamado Nascentes das Águas, será em Barra do Garças, no dia 12 e o último chamado Circuito do Bom Jardim, em Nobres, no dia 14 de outubro.
Cuiabá
Este primeiro evento intitulado Circuito dos Tropeiros que acontece no Coxipó do Ouro terá o apoio do núcleo de Turismo Circuito dos tropeiros do Coxipó do Ouro e da prefeitura de Cuiabá. As demais também contarão com o apoio de parceiros locais.
No Coxipó do Ouro, os caminhantes terão a oportunidade de percorrer 11 quilômetros de pura diversão e contato direto com a natureza. O trajeto terá pelo menos cinco pontos de apoio e nestes locais, o caminhante terá oportunidade de ver manifestações culturais, comprar artesanato e, especialmente, saborear a gastronomia cuiabana. Este evento faz parte das comemorações do aniversário de 288 anos de Cuiabá.
Neste primeiro, com o nome de Circuito dos Tropeiros, os caminhantes sairão da comunidade Coxipó do Ouro, passarão pelo arraial dos Freitas, onde poderão alugar cavalos para continuar a jornada ou simplesmente para passear pelos arredores. De acordo com o especialista em Caminhadas da Natureza, Jean Marrie que esteve em Mato Grosso recentemente, o Arraial dos Freitas deve ser conservado. Ele garante que o patrimônio histórico da região é bastante rico.
Quem se aventurar pelas paisagens do Coxipó do Ouro, neste domingo vai desfrutar das belezas naturais e históricas desta região que é considerada por muitos como o berço de Cuiabá. Rios, cascatas naturais e límpidas e os paredões milenares da Chapada dos Guimarães fazem parte desta paisagem que poderá ser desfrutada ao longo do dia.
Comentários