Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Segunda - 08 de Abril de 2013 às 17:32
Por: Dhiego Maia

    Imprimir


Ilustração
O sistema prisional de Mato Grosso registrou duas tentativas de fuga no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), antigo presídio do Carumbé, entre sexta-feira (6) e na madrugada desta segunda-feira (8).



Segundo comunicado da secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), que administra o sistema prisional, foram identificadas grades serradas na ala D da unidade. Dois presos estavam planejando a fuga.



 
Já nesta segunda-feira, informou a Sejudh, uma cela da ala M também teve as grades serradas. Um grupo de detentos conseguiu escapar, mas foi surpreendido antes de alcançar o muro do presídio.



 
A segurança das unidades prisionais de Mato Grosso está sendo mantida com 30% do efetivo. Desde a última quinta-feira (3), a categoria entrou em greve. De acordo com a Sejudh, além do efetivo reduzido de agentes por conta da paralisação, as cadeias e presídios do estado estão sendo monitoradas por equipes do Setor de Operações Especiais (SOE).



 
Entre as reivindicações, os agentes prisionais pedem aumento de efetivo nas unidades, pagamento de adicional de insalubridade, reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho e segurança.


 
A categoria argumenta que o piso salarial de R$ 1,8 mil é a menor remuneração entre os profissionais ligados à segurança pública de Mato Grosso. Os agentes pedem reajuste de 20% retroativos a 2012, 25% para este ano e 30% para 2014.



 
Outro lado
O secretário Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, titular da Sejudh, informou que se reuniu na última sexta-feira (5) com a direção do Sindicato dos Agentes Penitenciários e nesta terça-feira (9), um novo encontro será realizado com o objetivo de atender às reivindicações. Ainda de acordo com Carvalho, nove dos 10 pedidos já teriam sido atendidos.




Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/23375/visualizar/