Abicalil não descarta disputar a prefeitura de Cuiabá
Abicalil disse que seu compromisso é cumprir o mandato de federal, mas que está à disposição do partido para, se necessário, concorrer ao Palácio Alencastro. Perguntado sobre o desgaste que abateu o partido devido a denúncias de "uso" de caixa 2 na campanha de 2004, quando Alexandre Cesar concorreu e perdeu a Prefeitura da Capital, Abicalil afirmou que "foram ataques sistemáticos, hiperdimensionados tanto em nível nacional quanto local e que o resultado das urnas (de 2006) anima o partido".
Na sua avaliação, o PT foi a legenda que mais cresceu em âmbito nacional em número de filiados e vê "potencial importante de reconquista da opinião pública". "Não desejo o PT isolado, desejo uma aliança produtiva, propositiva e com base social e isso vale como regra tanto para Cuiabá quanto para o interior".
Carlos Abicalil entende que o seu partido deve dialogar com as legendas que fazem parte do arco de aliança em torno do governo Lula, como PMDB, PR, PP, PTB, PSB, PC do B e PV. Segundo o parlamentar, mesmo legendas que já trabalham pré-candidaturas a prefeito devem ser procuradas pela legenda petista. Admíte, porém, que sua posição é minoritária no diretório municipal, sob comando de Jairo Rocha.
Abicalil observa que ainda resta um ano e sete meses para as eleições e que vai se dedicar à organização interna do PT em todos os municípios. Na expectativa de uma reforma política, o deputado acredita que até o pleito as regras podem ser mudadas.
Prefeitáveis
Já existe uma "inflação" de pré-candidatos à sucessão do prefeito Wilson Santos (PSDB). No próprio PT, além de Abicalil, demonstram interesse em entrar no páreo a senadora Serys Marly e a ex-deputada estadual Vera Araújo. O PMDB trabalha o nome do deputado estadual Walter Rabello. O PR do governador Blairo Maggi apresenta dois virtuais candidatos: o presidente da Assembléia, deputado Sérgio Ricardo, e o empresário Mauro Mendes. O deputado federal Valtenir Pereira também se articula pelo PSB, além do próprio prefeito Santos.
Comentários