Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 03 de Abril de 2007 às 17:42

    Imprimir


O deputado Zé Carlos do Pátio (PDMB) avaliou como positivo o anúncio do superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonel Wohfahart ao afirmar que o órgão vai disponibilizar R$ 1,5 milhão para o projeto de ampliação da rede de poços artesianos nos assentamentos rurais de Mato Grosso. As declarações de Leonel ocorreram nesta terça-feira (3), durante os debates de uma segunda reunião de representantes da Funasa, Seder, Secretaria Estratégica e o secretário da Casa Civil, João Malheiros, o parlamentar e assessores técnicos.

O dinheiro deve ser liberado por meio da assinatura de termo de cooperação entre o estado e o Governo Federal, envolvendo vários setores públicos, como as prefeituras e movimentos sociais. O grupo volta a se reunir no próximo dia 12, às 15h, no gabinete da Casa Civil. O objetivo é lançar as primeiras obras, na visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva a Mato Grosso, ainda neste semestre, porém, em data não definida.

O reencontro serviu para traçar detalhes do projeto que, a princípio envolvem municípios da Baixada Cuiabana, região da Grande Cáceres e região Sul, sendo ampliado para outras regiões do estado, numa proposta macro de atendimento aos assentamentos rurais.

“Pelo menos temos o principal que são os recursos. Agora temos que definir a aplicação nas regiões que têm necessidade de obter água nos assentamentos”, disse o deputado.

O teor dos debates revelou que o estado tem uma demanda de pelo menos dois mil poços artesianos que o Governo Federal ainda não conseguiu implementar por uma série de dificuldades enfrentadas e burocracias que impediram a liberação de verbas. Na avaliação de Zé do Pátio, a parceria é fundamental neste momento, em que os órgãos envolvidos demonstram interesse em atender as necessidades dos assentados. O parlamentar defendeu ainda, a participação de movimentos sociais, como a Pastoral da Terra, Movimento dos Sem Terra e o Movimentos dos Trabalhadores Assentados (MTA) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura no projeto.

“É importante que todos estejam inseridos nessa empreitada que significa qualidade de vida para a população menos favorecida”, disse o deputado, ao ressaltar as dificuldades dos assentados no município de Cáceres, onde ele acredita que o projeto ajude a construir poços artesianos para pequenos produtores rurais que vivem em assentamentos.

O deputado prevê também, a participação da bancada federal na busca de mais recursos para o projeto por meio da articulação no Ministério da Integração Nacional, onde o deputado federal, Carlos Bezerra, segundo Zé do Pátio, já tem feito gestão política, que viabilizou a perfuração de poços artesianos em assentamentos e comunidades rurais do município de Campo Verde, Sul do estado.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/233867/visualizar/