Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 03 de Abril de 2007 às 14:55

    Imprimir


Aposentados que estão na ativa na mesma empresa e sob o mesmo contrato de trabalho que tinham quando se aposentaram já podem sacar, até mesmo mensalmente, o saldo existente na conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Segundo balanço do Sindicato Nacional de Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, a medida beneficiará cerca de 4,2 milhões de pessoas.

A Caixa Econômica Federal liberou os recursos na sexta-feira, por conta da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de que a aposentadoria não extingue o contrato de trabalho. A decisão, porém, só é válida para quem se aposentou depois de 30 de novembro de 2006.

As agências da Caixa começaram a atender às solicitações de saque na segunda-feira. Num primeiro momento, o trabalhador poderá sacar o saldo acumulado desde que se aposentou e, posteriormente, sacar os 8% do salário de depositado feito mensalmente.

Os saques sucessivos não valem para quem se aposentou até 30 de novembro do ano passado e continuou trabalhando. Neste caso, os aposentados só poderão fazer os saques quando forem demitidos ou pedirem demissão da empresa em que trabalham, ou seja, no momento em que ocorrer a sua rescisão contratual.

O interessado no saque deve comparecer a uma agência da Caixa com a carteira de trabalho para comprovar a manutenção do vínculo empregatício e a data da aposentadoria. Se o aposentado já tiver o Cartão Cidadão e senha, o saque poderá ser feito em qualquer terminal de auto-atendimento, terminal do CaixaAqui ou em lotéricas --nesses locais, o valor máximo a ser sacado é de R$ 600.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/233904/visualizar/