Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 03 de Abril de 2007 às 07:32
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


De janeiro até o dia 31 de março, a Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derfva) já registrou 517 ocorrências na Grande Cuiabá, ou seja, a cada 4 horas, um proprietário de veículo é vítima da ação de bandidos. Só no final de semana, 18 registros foram feitos, sendo nove de motocicletas. O índice de recuperação de veículos é alto, chegando a 40%, de acordo com a delegada Cleibe Aparecida, que atua na unidade.

Ela explica que o fato que vem despertando a atenção é de que boa parte das motos roubadas ou furtadas estão sendo utilizadas em crimes de extorsão. A vítima é roubada e depois extorquida para reaver seu bem. Explica que viciados em entorpecentes realizam o crime e depois entram em contato com a vítima solicitando que ela pague valores entre R$ 200 e R$ 400 para "resgatar" o seu bem. Apenas no último mês foram três registros dessa natureza.

Cleibe cita ainda que a indústria da receptação fomenta boa parte dos assaltos a motos. As recuperações, ao contrário do que acontece com os carros, são mais difíceis devido a facilidade na desmontagem. A grande maioria dessas motos serve para ser desmanchada e revendida em muitas lojas legais de peças por valores menores do que os de mercado. A fiscalização precária, tanto da Polícia Civil como dos órgãos estaduais, termina por acentuar essa prática.

Os mototaxistas são as maiores vítimas desse tipo de ação. Só no ano passado foram quase 800 casos. Para tentar coibir esse tipo de ação, todos os mototaxistas de Cuiabá e Várzea Grande terão de adesivar as motos com números de telefones de denúncias do Corpo de Bombeiros (193) e do Centro Integrado de Operações Policiais, o 197. O anúncio foi feito no final do ano passado.

Em 2006, uma ação conjunta entre a Sefaz e Polícia Civil resultou no cumprimento de mandados de busca em 11 lojas, sendo que na metade foram encontradas irregularidades.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/233989/visualizar/