Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 03 de Abril de 2007 às 06:28
Por: Josi Costa

    Imprimir


Uma jovem de 19 anos é o primeiro caso confirmado de dengue com complicação em Cuiabá, segundo a Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A gerente da área, Valéria Oliveira, afirma que na Capital ainda não há registro da dengue hemorrágica, o tipo mais agressivo da doença.

Nesses três meses, a Vigilância recebeu 600 notificações do tipo clássico da doença. Em todo o ano de 2007 foram registrados pouco mais de 700. O diretor de Vigilância em Saúde, Gerson Blatt, disse que "a situação está sob controle, são normais para o período de chuvas e devem cair a partir deste mês".

Os sintomas de dengue hemorrágica e com "complicação" são idênticos aos da dengue hemorrágica, como sangramentos nasal e nas gengivas. No entanto, a gerente assegura que são tipos distintos da doença.

"Tudo depende do organismo da pessoa. Quem tem diabetes ou é hipertensa, por exemplo, já tem imunidade mais baixa e pode ter complicações", esclarece Valéria. Quem faz uso de remédios corticóides também fica mais exposto a um quadro mais grave de dengue.

No início da entrevista, a gerente disse haver dois casos de dengue "com complicação" na Capital, mas em seguida disse ter se enganado e garantiu se limitar a um caso.

Ainda segundo a gerente, os pacientes que desenvolvem esse tipo também apresentam volume de plaqueta abaixo de 50 mil, 100 a menos que o normal para uma pessoa saudável.

Valéria comentou ainda que a Vigilância depende de todas as unidades de saúde para atualizar os dados. No entanto, nem todos os hospitais particulares prestam esse tipo de informação, assegura.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/233997/visualizar/