Deputado Walace propõe programa de prevenção e controle da obesidade
“É preciso incentivar políticas públicas voltadas ao controle da obesidade. Necessitamos de ações eficazes destinadas a prevenir e controlar a ocorrência de sobrecarga ponderal em crianças e adolescentes. A população precisa se conscientizar sobre as causas da obesidade e os males que ela causa à saúde”, frisou. De acordo com a justificativa, por ter a missão de educar e de contribuir para o desenvolvimento físico e de valores e hábitos do cidadão, a escola é um espaço privilegiado e a porta de entrada, para ações educativas e preventivas para o controle da obesidade.
O deputado destaca na proposta que a vertente de incentivo nas escolas, engloba ações educativas de promoção da alimentação saudável, inseridas no projeto pedagógico, tendo como referência o eixo transversal dos parâmetros curriculares sobre saúde, isto é, considerando que este tema pode ser abordado por diferentes disciplinas do currículo.
Ele ressalta também que nas instituições as crianças e adolescentes podem apreender conceitos sobre nutrição, integrando com isso, a nutrição na sala de aula. Além disso, o cardápio de refeições pode ser elaborado por nutricionista para uma alimentação equilibrada, em conjunto, com o Conselho Estadual de Alimentação. Uma outra ação sugerida é a realização de exame biométrico, com capacidade de diagnosticar a presença de sobrepeso ponderal ou indicativo da predisposição a obesidade.
Na avaliação do parlamentar as crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores como má alimentação, inclinação genética, sedentarismo, distúrbios psicológico, hábitos alimentares errados, problemas na convivência familiar, dentre outros.
O deputado explicou ainda que o excesso de peso nas crianças e adolescentes acaba provocando o surgimento de varias doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, problemas respiratório, além disso, na maioria das vezes, essas alterações são mais evidentes na vida adulta.
Comentários