Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 02 de Abril de 2007 às 15:06
Por: Neuza Baptista

    Imprimir


A partir desta semana, a música vai invadir as praças das cidades do interior do Estado. Unindo o erudito e o popular, a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso levará para 14 municípios a série de Concertos Populares, um projeto que visa democratizar o acesso à música, contribuindo para formar novas platéias.

A abertura da turnê será na próxima quinta-feira (5), no município de Diamantino, na Praça do Bairro da Ponte. Logo depois, a Orquestra segue para São José do Rio Claro, onde o concerto acontece no sábado (7), na Praça Central. Encerrando mês, visita Nova Mutum, no dia 30 de abril. As apresentações acontecem sempre às 20 horas em locais públicos e com entrada gratuita.

Realizados ao ar livre e em lugares de fácil acesso, os Concertos Populares levam cultura e alegria aos municípios. A música clássica e instrumental de diversas vertentes une instrumentos populares como a viola de cocho, o mocho e o ganzá ao violino e o violoncelo. E derruba velhos preconceitos. "Muitas pessoas associam concerto a algo chato, cansativo. Mas nos Concertos Populares é o contrário: as pessoas se divertem, se emocionam. Sempre fica aquela vontade de ouvir mais."

A participação do público não deixa dúvida. No ano passado, nas 9 cidades visitadas, a média de foi de três mil pessoas por apresentação.

Este ano, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Jaciara, Campo Verde, Tangará da Serra, Sapezal, Pontal do Araguaia e Campo Novo do Parecis recebem os Concertos Populares pela primeira vez. Rondonópolis e Primavera do Leste participam da série pelo segundo ano consecutivo.

A série de concertos busca descentralizar o acesso aos bens culturais, democratizando o conhecimento e proporcionando uma opção de lazer e cultura para a população mato-grossense.

No repertório deste ano, uma viagem por composições mato-grossenses, brasileiras e de compositores sul-americanos como o bandoneonista argentino Astor Piazzolla. Entre as canções já confirmadas para o repertório está "Cuiabá 2005", do compositor Ítalo Perón.

Iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, a Orquestra de Câmara do Estado conta com o patrocínio da Archer Daniels Midland Company (ADM), multinacional líder mundial em processamento de alimentos e nutrição animal, para a realização dos Concertos Populares.

Mais informações: 3624 0063. Saiba mais sobre a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso no site www.orquestra.mt.gov.br.

Confira o roteiro dos Concertos Populares

Diamantino - 5/abril quinta

São José do Rio Claro - 7/abril sábado

Nova Mutum - 30/abril segunda

Lucas do Rio Verde - 2/maio quarta

Sorriso - 4/maio sexta

Sinop - 6/maio domingo

Rondonópolis - 1/junho domingo

Jaciara - 3/junho sexta

Primavera do Leste - 4/agosto sábado

Pontal do Araguaia - 3/agosto sexta

Campo Verde - 5/agosto domingo

Tangará da Serra - 23/agosto quinta

Campo Novo do Parecis - 25/agosto sábado

Sapezal - 26/agosto domingo





Fonte: Assessoria/Cultura

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234085/visualizar/