Governo e Sebrae se unem para fortalecer o MT Regional
A partir de agora, serão Governo e Sebrae se unem em ações para o desenvolvimento em pequenos Municípios. Todas as pessoas envolvidas em projetos – incluindo lideranças locais e políticos – deverão ser capacitadas em cursos oferecidos pelo Sebrae. Um dos programas é o Projeto Líder, que visa orientar e aconselhar empreendedores e microempresas - formais e/ou informais - situados em comunidades em desvantagem social, notadamente negócios em estágios iniciais de desenvolvimento.
Outra parceira já formalizada é a realização do 1º Fórum dos Consórcios, que acontece paralelo à 1ª Feira de Negócios Sustentáveis do Pequeno Produtor, de 16 a 18 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, me Cuiabá. Também já foi decidida realização de uma viagem internacional à Itália e França, onde os prefeitos e presidentes de consórcios irão conhecer as experiências européias dos consórcios. “Nós comungamos com essa linha de ação. Sempre que possível estaremos fazendo parcerias”, disse o superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme dos Santos.
O MT Regional tem como finalidade unificar as ações desenvolvidas pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, tendo como mecanismo de inteiração e base de atuação os consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócioambiental. Atualmente, já foram criados 11 consórcios beneficiando mais de 120 Municípios mato-grossenses.
Os consórcios, uma ação do Programa MT Regional, têm como finalidade reunir gestores públicos de uma mesma Região para realização de ações conjuntas. Possuem personalidade jurídica, estrutura de gestão autônoma e orçamento próprios. É através dos Consórcios que o Programa MT Regional vai poder implementar as ações voltadas ao desenvolvimento regional.
Concebido como um programa de Governo, o MT Regional terá sede própria, antigo Corpo de Bombeiro, e deverá ser vinculado á secretaria de Assuntos Estratégicos. “Não podemos pensar na redução das desigualdades sociais sem agir concretamente nos mecanismos que permitam o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. O desenvolvimento acontece nos municípios”, tem reiterado Vettorato em palestras , citando o envolvimento de todas as secretarias.
Participaram da reunião os secretários Yênes Magalhães (Planejamento), Neldo Egon (Desenvolvimento Rural), Pedro Nadaf (Desenvolvimento do Turismo), João Carlos Ferreira (Cultura), José Carlos Dias (Comunicação Social), Afonso Dalberto (Intermat), Décio Coutinho (Indea), Leôncio Pinheiro (Empaer), o superintendente da Administração Regional, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT), Antônio Carlos Carvalho, além de superintendentes de empresas e autarquias.
Comentários