Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 29 de Março de 2007 às 07:59
Por: Denise Madueño

    Imprimir


O presidente do PPS, Roberto Freire, afirmou ontem que o partido vai entrar na Justiça para reaver os mandatos dos deputados que trocaram de siglas partidárias, depois do entendimento de ontem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por seis votos contra um, o TSE entendeu que os partidos têm direito a ficar com a vaga do deputado que mudou de partido durante o exercício do mandato.

Para Freire, a posição do tribunal "restaura a moralidade" no país e mostra a necessidade inadiável de o Congresso fazer a reforma política. "A decisão restaura a moralidade. Vínhamos em um processo de desregramento total com a descabida intervenção do presidente Lula com a cooptação de parlamentares no maior cinismo", disse Freire.

O PPS foi o partido que mais perdeu deputados da eleição de outubro do ano passado até agora. Oito deputados do PPS deixaram a sigla e passaram para partidos da base aliada do presidente Lula. "Desrespeitaram a cidadania com a adesão ao governo. Por motivos nobres não foram. Alguns, pode-se descobrir, que foram por motivos torpes", disse Freire.

No entendimento do presidente do PPS, a vaga do deputado que trocou de partido deve ser ocupada pelo suplente da coligação, não necessariamente da mesma sigla.

PR mais atingido - Os deputados do PR serão os mais atingidos caso seja posto em prática o entendimento do TSE de que os partidos são obrigados a respeitar a fidelidade partidária.Dos 36 deputados que mudaram de partido, de outubro do ano passado até agora, 16 migraram para o governista PR, segundo dados da Secretaria Geral da Mesa da Câmara. O PMDB, partido que aderiu completamente ao governo Lula e ficou com cinco ministérios, recebeu 6 deputados de outras legendas. O PAN ganhou 4 deputados, o PSB recebeu 3, o PTB, 2, e o PP, o PSC e o PT, um deputado cada. Dois deputados que saíram de suas legendas ainda estão sem partido. A lista das siglas que mais perderam deputados é encabeçada pelo PPS, com 8 parlamentares largando o partido para aderir ao governo. Em seguida, vêm o PFL e o PSDB. Esses dois partidos perderam 7 deputados cada um para siglas da base do governo Lula.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234609/visualizar/