Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 28 de Março de 2007 às 16:17

    Imprimir


A exemplo do PFL, PPS e PDT, o PSDB também vai recorrer à Justiça para reaver os mandatos de sete deputados eleitos pela legenda no ano passado que já trocaram de sigla. A Executiva Nacional do PSDB decidiu nesta quarta-feira estudar a melhor maneira jurídica para conseguir reconquistar os mandatos.

Os partidos decidiram agir depois que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou interpretação que impõe a fidelidade partidária para os políticos eleitos para os Legislativos em todos os seus níveis.

Pela decisão do tribunal, os eleitos no pleito proporcional (deputados estaduais, deputados federais e vereadores) que trocaram de partido podem perder seus mandatos. É que o tribunal entende que o mandato pertence ao partido, e não ao eleito.

O presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE), disse que o partido quer de volta apenas os mandatos --e não os parlamentares que deixaram a legenda. "Não quero de volta nem com troco", afirmou. Segundo ele, a decisão do TSE "moraliza o Congresso Nacional".

Dos sete tucanos que deixaram o partido, três seguiram o ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara na decisão de filiar-se ao PR. Alcântara trocou farpas com Tasso nas eleições de outubro do ano passado. Este ano, decidiu deixar o PSDB.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234683/visualizar/