Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 26 de Março de 2007 às 13:02

    Imprimir


A primeira visita do novo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes (PMDB), a Mato Grosso deve acontecer no próximo mês, sem data marcada. Stephanes se encontrará com representantes do setor produtivo e de entidades de classe do Estado. O convite ao ministro foi feito ontem à noite, em Curitiba (PR), pelo governador licenciado de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), durante uma reunião. Assim que retornar das férias (após o dia 8 de abril), Maggi também deverá ser recebido pelo ministro em Brasília.

Foi o primeiro encontro entre Maggi, representante de um grande Estado produtor de grãos – que sofreu fortemente os efeitos da crise da agricultura – e o ministro, cuja indicação teve algumas restrições por parte da bancada ruralista no Congresso. A reunião, que durou uma hora e vinte minutos, transcorreu com absoluta cordialidade, de acordo com o deputado federal pelo Paraná Rodrigo Rocha Loures (PMDB), que acompanhou a conversa.

Maggi reiterou que não vetou o nome do ministro, mesmo porque não o conhecia pessoalmente. “Pela sua experiência e seu interesse em conhecer e resolver os problemas do setor, creio que ele terá uma gestão muito produtiva”, disse Maggi. “Para o ministro, o governador Blairo Maggi é referência da agricultura moderna e um dos responsáveis pela organização do setor produtivo”, disse o deputado paranaense. Stephanes, 67 anos, foi eleito em outubro passado deputado federal pelo Paraná e ocupou o cargo de ministro da Previdência nos governos de Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso, além de ter exercido outros cargos, como diretor do Incra e presidente do INPS (Instituto Nacional de Previdência Social).

Na conversa, o ministro Reinhold Stephanes disse que uma das prioridades de sua gestão será aumentar os investimentos na defesa animal e vegetal. Isso implica em aumentar os recursos e qualificar os quadros em todo o país. “Não podemos permitir surtos de febre aftosa, gripe aviária ou outras doenças. O ministro se mostrou bastante ciente desse problema”, disse o governador. “Maggi sabe do que está falando. No Mato Grosso está o maior rebanho de gado do Brasil, 28 milhões de cabeças”, avaliou Stephanes.

Durante a reunião o ministro sinalizou que o ministério poderá contar com nomes do Estado indicados pelo governador Blairo Maggi. “O ministro está querendo fazer um bom trabalho. Sua política é a de confiar em pessoas competentes. Seu critério é técnico e Mato Grosso possui gente de respeito a nível nacional. Por isso, ele [o ministro] vai precisar da orientação do governador para reforçar o ministério”, afirmou o deputado.

Transgênicos

Segundo o deputado Rodrigo Rocha Loures, a conversa foi esclarecedora para ambas as partes. Sobre as ligações do ministro com o governador do Paraná, Roberto Requião, que é contra o plantio de organismos geneticamente modificados, Loures ressaltou que Stephanes é ministro do Brasil, e que seguirá as orientações do governo.

Maggi, que se posiciona a favor dos transgênicos, disse que isso não atrapalhará as relações com o ministério. “Lula acaba de sancionar as alterações necessárias na CTNBio [Comissão Técnica Nacional de Biossegurança] que facilitam a produção de transgênicos no Brasil. Da minha parte, obedecendo todos os trâmites legais, eu defendo a questão dos transgênicos também. Não acredito em nenhum retrocesso nesse sentido”.

O ministro afirmou que seguirá as decisões do governo. “Existe uma lei que regula isso, uma comissão que é a CTNBio e tem uma política de governo. Nesse sentido, o ministro da Agricultura, até certo ponto não interfere muito nesse processo e a opinião dele deve ser a opinião do governo”, observou.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/235052/visualizar/