Lula anuncia na próxima semana criação da Secretaria de Portos
A Folha Online apurou que o anúncio será feito somente na semana que vem. Até lá, Lula vai tentar contornar o impasse criado com integrantes do PR que não aceitam desmembrar a administração dos portos do Ministério dos Transportes --que terá Alfredo Nascimento (PR) em seu comando. Se perder os portos, o PR pode ser compensado com uma vaga no segundo escalão do governo.
A pressão do PR irritou o presidente Lula e dirigentes do PSB, sobretudo porque o PR acusa Lula de criar o cargo somente para manter o atual espaço do PSB no governo --que perdeu o Ministério da Integração Nacional para o PMDB e ficou somente com a pasta da Ciência e Tecnologia.
Um dos integrantes do PSB disse que o partido não quer passar a impressão de que pressionou o presidente a criar a secretaria apenas para atendê-lo.
O partido também teme assumir a secretaria e, posteriormente, ser acusado de não ter solucionado o problema dos portos --área considerada crítica no país pelo governo.
Reforma ministerial
Integrantes do PSB afirmaram que Lula revelou, no encontro, que ainda tem quatro dúvidas a resolver para concluir a reforma ministerial. Mas deixou escapar apenas uma: o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O cargo é da cota do PT. Lula deve manter o atual ministro Guilherme Cassel na pasta.
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), disse acreditar que Lula concluirá a reforma ministerial na semana que vem. "Ele disse que vai se dedicar na próxima semana a fechar essa questão. O PSB não constrange o presidente. Nunca fomos problema para o presidente, somos solução", afirmou.
Comentários