Zé Domingos destaca importância de consórcio
Também participaram os deputados Dilceu D’al Bosco (PFL), Mauro Savi (PR), Otaviano Pivetta (PDT) e Juarez Costa (PMDB); secretário de Assuntos Estratégicos, Clóves Vetoratto; secretário estadual de Meio Ambiente, Luís Henrique Daldegan; secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon; coordenador do MT Regional, Neurilan Fraga; presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, José Aparecido dos Santos; presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro; superintendente do Banco do Brasil, Renato José Araújo Barbosa e a população da região.
Fazem parte da Bacia do Alto Teles Pires, os municípios de Nova Mutum, Sorriso, Nova Ubiratã, Lucas do Rio Verde, Santa Rita do Trivelato, Itanhangá, Vera, Cláudia, Tapurah, Feliz Natal, Sinop, União do Sul, Ipiranga do Norte e Santa Carmem. “Discutir o consórcio é alavancar o desenvolvimento da região e diminuir as diferenças regionais dos municípios, debatendo alternativas econômicas com os agricultores, seja comercial, ou familiar” apontou o pefelista.
Vale lembrar também que o MT Regional, debatido na reunião, é o programa do governo que vai ao encontro das demandas regionais com ações integradas entre as diversas secretarias e órgãos do governo, além de outros parceiros, tendo os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico e Sócio-ambiental como meio de atingir os objetivos traçados.
De acordo com o conceito do programa MT Regional, o desenvolvimento sustentável da economia mato-grossense está baseado no fortalecimento da competitividade, ampliando com isso, a participação dos micros, pequenos e médios empreendimentos.
Uma das estratégias debatidas durante a reunião se referiu ao estimulo e a diversificação, verticalização e agregação de valores aos produtos mato-grossenses. “Trabalhando toda a cadeia produtiva e distribuindo melhor a renda teremos um desenvolvimento melhor para os municípios”, afirmou é Domingos.
O deputado destacou a atenção que o governador Blairo Maggi (PR) vem dando para as ações dos consórcios, respeitando as questões ambientais e articulando total liberdade de atuação dos municípios, por meio de projetos da bancada federal. “Temos a convicção de os deputados (federais) vão trabalhar em parceria com o legislativo estadual”, ressaltou Zé Domingos.
Comentários