Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 22 de Março de 2007 às 21:02

    Imprimir


O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, disse na tarde dessa quinta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está decidindo sobre o reajuste dos valores pagos pelo programa Bolsa Família e que espera que até o final desse semestre o presidente anuncie o reajuste de 16% (INPC acumulado entre outubro de 2003 e dezembro de 2006) para o benefício.

"Nós defendemos o reajuste para garantir o direito a alimentação e até para possibilitar que as famílias possam cumprir as complementariedades, comprando uma roupinha decente para a criança ir á escola. A PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar) mostra que o Bolsa Família tem impacto direto na redução da pobreza que o consumo das famílias aumentou", argumenta Patrus.

Hoje, cada família recebe um piso de R$ 50 do programa, que podem ser acrescidos de R$ 15 por filho matriculado na escola, ao limite de três benefícios extras por família. Patrus disse que não sabia dizer qual o impacto do reajuste, mas garantiu que ele será dado.

Outra reivindicação do ministro é a ampliação do atendimento da parcela variável do Bolsa Família, que hoje atende os jovens até 15 anos. Patrus quer que o programa atenda os jovens até os 18 anos e o benefício seria encaminhado para a família. Segundo ele, o benefício ajudaria a diminuir o risco social dos jovens nessa idade, que na maior parte das vezes abandona a escola e não tem emprego. Assim, ficam à mercê do crime organizado.

Patrus disse que esses dois temas não foram discutidos na reunião com o presidente Lula na manhã desta quinta-feira quando ele reuniu os ministros da área social, mas afirmou que o presidente está especialmente preocupado em criar condições para diminuir o risco social dos jovens. "O presidente quer que o Estado amplie sua ação nas áreas das periferias das grandes cidades para diminuir os perigos para os jovens a influência do crime organizado", comentou. Reunião

Durante a reunião com Lula, os ministros e os presidentes das estatais presentes expuseram as ações na área social e debateram a necessidade de unificação dos cadastros e a construção de indicadores comuns para inclusão de famílias nos programas sociais do governo federal.

Patrus disse ainda que o governo admite a necessidade de uma melhor fiscalização dos benefícios concedidos e que o governo ainda não sabe se lançará um pacote específico com modificações na área social a exemplo do que fez para acelerar o crescimento da economia e melhorar a qualidade e o acesso à educação. A reunião terá prosseguimento na próxima segunda-feira.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/235487/visualizar/