Ministro quer reajuste da Bolsa Família até junho
"Nós defendemos o reajuste para garantir o direito a alimentação e até para possibilitar que as famílias possam cumprir as complementariedades, comprando uma roupinha decente para a criança ir á escola. A PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar) mostra que o Bolsa Família tem impacto direto na redução da pobreza que o consumo das famílias aumentou", argumenta Patrus.
Hoje, cada família recebe um piso de R$ 50 do programa, que podem ser acrescidos de R$ 15 por filho matriculado na escola, ao limite de três benefícios extras por família. Patrus disse que não sabia dizer qual o impacto do reajuste, mas garantiu que ele será dado.
Outra reivindicação do ministro é a ampliação do atendimento da parcela variável do Bolsa Família, que hoje atende os jovens até 15 anos. Patrus quer que o programa atenda os jovens até os 18 anos e o benefício seria encaminhado para a família. Segundo ele, o benefício ajudaria a diminuir o risco social dos jovens nessa idade, que na maior parte das vezes abandona a escola e não tem emprego. Assim, ficam à mercê do crime organizado.
Patrus disse que esses dois temas não foram discutidos na reunião com o presidente Lula na manhã desta quinta-feira quando ele reuniu os ministros da área social, mas afirmou que o presidente está especialmente preocupado em criar condições para diminuir o risco social dos jovens. "O presidente quer que o Estado amplie sua ação nas áreas das periferias das grandes cidades para diminuir os perigos para os jovens a influência do crime organizado", comentou. Reunião
Durante a reunião com Lula, os ministros e os presidentes das estatais presentes expuseram as ações na área social e debateram a necessidade de unificação dos cadastros e a construção de indicadores comuns para inclusão de famílias nos programas sociais do governo federal.
Patrus disse ainda que o governo admite a necessidade de uma melhor fiscalização dos benefícios concedidos e que o governo ainda não sabe se lançará um pacote específico com modificações na área social a exemplo do que fez para acelerar o crescimento da economia e melhorar a qualidade e o acesso à educação. A reunião terá prosseguimento na próxima segunda-feira.
Comentários