Controle Florestal de Mato Grosso é integrado a sistema eletrônico
De acordo com o coordenador geral de Recursos Florestais do Ibama, José Humberto Chaves, “o início dessa integração vai garantir que as GFs sejam emitidas somente para usuários regulares junto ao Cadastro Técnico Federal e permitir a sua recepção automática pelos compradores situados nos Estados consumidores”.
Segundo Chaves, ainda faltam alguns detalhes para a integração completa, mas em breve o Ibama poderá fiscalizar as Guias emitidas pelo Mato Grosso, Pará, Rondônia e Maranhão com a mesma eficiência que fiscaliza o DOF - por meio da internet, dos satélites e do 0800.
O diretor de Florestas Antônio Carlos Hummel afirma que esse início da integração é o primeiro passo para a construção de um portal integrador, em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) disponibilizarão na Internet as informações sobre a gestão florestal no país conforme prevê a Resolução Conama nº 379/2006. Isso aumentará a capacidade de controle dos órgãos ambientais e a participação da sociedade civil, permitindo o controle social sobre o licenciamento na área florestal, completa Hummel.
Comentários