AL: 14 deputados não têm direito à emenda
"Essa é uma questão política. Segundo as informações que tenho, foi feito negociação com o governador para só os parlamentares com mandato até 31 de janeiro apresentarem a emenda", declarou Marcheti. Ele observa que os deputados empossados para a 16ª Legislatura vão poder apresentar emenda para o orçamento do próximo ano. A idéia do governo com a abertura à emenda é prestigiar o parlamentar junto a sua base eleitoral. Em princípio, o deputado poderia sugerir aplicação do recurso em qualquer área. Depois, limitou-se à infra-estrutura.
A Sinfra estabeleceu prazo até 30 de maio para os parlamentares da legislatura passaram apresentarem suas propostas, limitadas à área de infra-estrutura. Em verdade, são emendas dentro do limite de R$ 1 milhão para atender municípios somente na construção e recuperação de estradas.
Os 14 novatos que não têm direito a emenda de R$ 1 milhão são: Walter Rabello, Adalto de Freitas e Juarez Costa (PMDB), Percival Muniz (PPS), Otaviano Pivetta (PDT), Wallace Guimarães, Gilmar Fabris e José Domingos (PFL), Chica Nunes e Guilherme Maluf (PSDB), Airton Rondina, o Português (PP) e Maksuês Leite (PP), Ademir Brunetto (PT) e Chico Galindo (PTB). Destes novatos, o que mais tem cobrado concessão para inserção de emendas é o pefelista José Domingos, ex-prefeito por três mandatos de Sorriso.
Por outro lado, ex-deputados e que já estão atuando em outros cargos podem apresentar a emenda até maio. São eles: Zeca D'Ávila, Joaquim Sucena e José Carlos de Freitas (PFL), Cloves Roberto, Renê Barbour, Pedro Satélite e Jota Barreto (PR), Carlos Brito (PDT), Silval Barbosa (PMDB), Eliene Lima e Chico Daltro (PP) e Nataniel de Jesus (PMDB).
Comentários