Indicação de Pagot para o Dnit pode ser definida nesta quinta-feira
À tarde, o chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, disse que é certa a indicação do senador Alfredo Nascimento, presidente de honra do PR. Tantoque sua posse deve ocorrer já na sexta-feira, quando serão nomeados também a Marta Suplicy, no Ministério do Turismo, e a Walfrido dos Mares Guia, no Ministério de Relações Institucionais --ele ocupa o Turismo. Nascimento já ocupou o ministério de por dois anos no primeiro mandato de Lula. Saiu da pasta para concorrer ao Senado pelo estado do Amazonas. Venceu a eleição.
No entanto, o deputado Welinton, disse por volta das 19h30 desta quarta, que o PR ainda não tinha aceitado o ministério e que isso estaria sendo debatido pela cúpula da sigla. O parlamentar mato-grossense informou que participou de uma reunião nesta quarta, mas a discussão não teve um desfecho.
O deputado contou ainda que a bancada do PR na Câmara pensou em desistir do Ministério dos Transportes depois que Lula decidiu tirar da pasta a administração sobre os portos brasileiros. “Somos tecnicamente contra esse fracionamento”, opinou. O presidente estaria dividindo o ministério para agradar o PSB.
Welinton explicou também que a nomeação de Pagot para chefiar o Dnit, só não é “consensual” ainda por que o PR não definira se quer ou não o ministério. “Ele (Pagot) só não vai para o Dnit se o ministério ficar nas mãos de outro partido. Aí, sim, Pagot estaria fora”.
A reportagem de MidiaNews perguntou ao deputado sobre a impressão que teve na reunião desta quarta-feira, isto é, se a cúpula do PR mostra-se mais ou menos favorável em aceitar o Ministério dos Transportes. E ele disse: “Olha, está meio complicado, esse fracionamento tira a força da pasta, não dá para responder isso agora. Mas amanhã (quinta) isso será resolvido”, finalizou.
Comentários