Governo estadual vai taxar biocombustível
Muitos agricultores hoje produzem o próprio combustível que consomem. Nestes, a fiscalização ficará mais difícil. Mas o governo já identificou vários pequenos fábricas que vendem o produto no mercado paralelo, procurando fugir do controle do Estado. "Estamos estudando uma fórmula para que a cobrança seja justa", ponderou.
Silval disse que o biodiesel é considerado o combustível do futuro e, por isso, não há razão para ficar isento de imposto. "Se o combustível hoje paga imposto, porque o combustível do futuro não pode pagar?", indagou. acrescentando que a única diferença é o fato do biodiesel ser renovável, enquanto a gasolina e o diesel serem fósseis.
O governo já identificou perda de receita significativa. De acordo com a Secretaria de Infra-Estrutura, a receita do Fundo de Transportes e Habitação (Fethab) teve uma queda, em janeiro, de R$ 4 milhões comparado a 2006. "O orçamento de 2007, o Fethab é o mesmo valor de 2006. Portanto, tivemos uma perda de R$ 4 milhões", informou o secretário Vilceu Marchetti.
Comentários