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Politica Brasil
Terça - 20 de Março de 2007 às 16:50
Por: José Luiz Laranja

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A indicação do deputado Gilmar Fabris (PFL), que pede a abertura de linha de crédito com condições especiais de financiamento para a aquisição de veículo por taxista (devidamente associado ou cooperado pela empresa pública MT-Fomento) foi destacada como preponderante para a categoria.

Nesta terça-feira (20) à tarde, durante uma reunião com o presidente da MT Fomento, Éder Moraes e o presidente do Sindicato dos Taxistas, Antonio Bodnar, além de profissionais do ramo, ficou decidido que a instituição cobrará juros de 1,7% ao mês e prazo de até 36 parcelas para quem quiser adquirir um veículo zero. “Ganha a população, os taxistas e também o estado que terá uma frota nova de carros circulando nas ruas. Essa iniciativa nasceu das mãos dos próprios taxistas e agora esse sonho virou realidade”, comemorou o parlamentar.

De acordo com o presidente da MT-Fomento, a proposta de Gilmar Fabris foi analisada e, após alguns meses, o governador deu aval para atender a solicitação. “De imediato disponibilizamos um milhão e meio de reais para financiar pelo menos 70 novos veículos, com carência de 90 dias para começar a pagar”, adiantou Moraes.

Essa proposta agradou os taxistas presentes na reunião. Para Edil Silva, que trabalha há nove anos em Cuiabá, a categoria terá um benefício a mais na aquisição do veículo. “Precisamos apoiar essa idéia. Com a MT Fomento teremos mais facilidades na compra dos carros”, destacou Edil Silva. Outro ponto abordado pela categoria é que após seis anos de trabalho, o carro começa a dar os primeiros prejuízos. “Os juros do mercado são altos e a nossa chance de adquirir um carro novo é agora”, endossou Edson Feliciano.

Mato Grosso tem uma frota de 3,2 mil táxis, sendo somente 604 em Cuiabá; 220 em Rondonópolis e 178 em Várzea Grande. Para a categoria, as altas taxas de juros, as dificuldades para viabilizar financiamentos e a burocracia imposta por instituições financeiras públicas e privadas, dificultam o cumprimento da lei que prevê uma vida útil de nove anos para veículos que atuam neste serviço.

“O carro é nossa principal ferramenta de trabalho e ele tem uma vida útil de até nove anos, mas nem sempre chega a isso. Essa indicação chegou num momento oportuno, que certamente vai ajudar os taxistas”, avaliou Antonio Bodnar.

Após a reunião, ficou acertado que Gilmar Fabris e Éder Moraes deverão visitar os três municípios considerados pólos no estado, onde se concentram a maior parte da frota. O deputado sugeriu que a visita começasse por Várzea Grande e, posteriormente, Rondonópolis.





Fonte: AL

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