Igreja Católica aguarda nomeação de arcebispo de São Paulo
Segundo o padre Juarez Pedro de Castro, secretário de comunicação da arquidiocese de São Paulo, não há prazo para o papa nomear um arcebispo. Mas já houve casos de o cargo ficar vago por até um ano.
No caso de São Paulo, a previsão é que a nomeação ocorra antes da visita de Bento 16 ao Brasil, marcada para maio.
"[A nomeação] está demorando um pouco. Mas, apesar disso, em nenhum momento a arquidiocese parou porque está sem arcebispo", afirmou o padre. "Estamos na expectativa de sair amanhã", completou.
Como o núncio apostólico dom Lorenzo Baldisseri, que representa o papa no Brasil, despacha as nomeações feitas pelo papa somente às quarta-feiras, a expectativa é que o nome do novo arcebispo seja divulgado amanhã.
Dom Cláudio foi nomeado pelo papa para ocupar o posto de prefeito da Congregação para o Clero. Ele deixou a arquidiocese em 3 de dezembro para assumir o cargo no Vaticano. Em seu lugar, está provisoriamente dom Manuel Parrado Carral, bispo-auxiliar de São Paulo.
Segundo a BBC Brasil, entre os nomes mais cotados por especialistas e religiosos está o do secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Odilo Pedro Scherer, por sua proximidade com o Vaticano e juventude [ele tem 57 anos]. O arcebispo metropolitano de Belém, dom Orani João Tempesta, e o bispo auxiliar de São Paulo, dom Pedro Luiz Stringhini, também são cotados para a vaga.
Comentários