Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 20 de Março de 2007 às 10:04

    Imprimir


Lucas do Rio Verde foi um dos primeiros da região a encerrar a colheita da soja, na semana passada. Nesta safra foram destinados cerca de 220 mil hectares ao cultivo da oleaginosa, mas a produção ficou abaixo da safra passada. Foram 630 mil toneladas contra 650 mil no ano anterior.

As fortes chuvas em fevereiro, que afetaram muitas lavouras, foram os principais fatores para esta redução. Cerca de 15% da safra, em média, foi perdida. A avaliação é da secretária de Agricultura, Luciane Copetti. “Na safra passada tivemos apenas 10% de perdas”, acrescentou.

O resultado preocupa muitos sojicultores que ainda enfrentam os prejuízos das safras 2004/05 e 2005/06, quando houve uma desvalorização do preço de alguns produtos agrícolas, principalmente a soja, e o setor não conseguiu quitar suas dívidas. Este ano, a expectativa era que ao menos as dívidas com custeio para esta safra fossem quitadas.

A partir de agora os produtores se voltam para as plantações de milho. A preocupação é com a distribuição de chuvas. “Tivemos uns 25 dias de sol e esta semana voltou a chover. Vamos aguardar como vai ser nos próximos dias”, salientou a secretária. A colheita do grão deve começar no final de maio.

Este ano o município, que se destaca na produção do milho safrinha, plantou cerca de 160 mil hectares e espera colher 600 mi toneladas.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/235984/visualizar/