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Cultura
Terça - 20 de Março de 2007 às 06:14

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Portugal, Alemanha, Espanha, Itália e Inglaterra. Estes são os próximos países onde a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) em parceria com os outros Estados do Centro-Oeste divulgará os produtos mato-grossenses nos próximos meses de abril e maio. Estes seis workshops previstos fazem parte do Programa Brasil Central que tem como objetivo fortalecer a marca Brasil Central e inserir os produtos do Centro-Oeste no mercado Europeu. “O público destes eventos serão os operadores estrangeiros que vendem o Brasil. Com os vídeos e as palestras dos operadores brasileiros, eles terão uma noção mais real do que o Brasil Central oferece”, explica o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf.

Ele alega que é difícil mensurar os retorno do investimento em divulgação, mas garante um dos resultados bem aparentes é o aumento do fluxo de turistas e também da taxa de ocupação dos hotéis no Estado. Por outro lado Nadaf enfatiza que, as parcerias viabilizam o trabalho tornando menor o montante que cabe a cada parceiro. “O investimento de Mato Grosso nestes eventos, por exemplo, será de R$ 170 mil, o que equivale a um terço da verba descentralizada. É importante destacar ainda que a divulgação do Estado nestes mercados foi definida pelos próprios operadores mato-grossenses”, avisa.

Este ano, Mato Grosso através da equipe de técnicos da Sedtur, já participou da BTL, em Lisboa, Portugal, da Fitur, que aconteceu em Madri, na Espanha e da ITB, em Berlim, na Alemanha. A locação do espaço é por conta do Estado. Em Berlim, o espaço foi ocupado de Mato Grosso foi ocupado por seis operadores que distribuíram material de todo o Estado.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o turista estrangeiro que vem ao Brasil é fiel, ou seja, pelo menos 96% deles têm intenção de voltar. Além disso, entre os entrevistados 60% já visitaram o Brasil mais de uma vez e tem uma imagem positiva tanto da infra-estrutura básica, como também da turística.

Além disso, a pesquisa revelou ainda que 95% dos entrevistados mostraram desejo de voltar ao Brasil. Outro dado importante é que o número de permanência dos turistas estrangeiros no Brasil aumentou de 10 para 14 dias. “Diante de todos estes dados e, sabendo que o Pantanal é o principal produto do Centro-Oeste, precisamos investir muito na divulgação internacional para cumprir a meta de aumentar o fluxo de turistas no Estado”, avalia Nadaf.

O Programa de Divulgação Brasil Central além dos eventos internacionais também promove o encontro dos profissionais mato-grossenses com os operadores que vendem os produtos do Brasil para outros países. A secretária adjunta do Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, conta que este ano a equipe da Sedtur mostrou os produtos do Estado em dois workshops da Braztoa, em São Paulo e também em outro realizado durante a Bito, no Rio de Janeiro. “Ao todo atingimos cerca de 100 operadores internacionais, ou seja, que vendem o nosso produto para outros países. Esta parceria, além de tornar a divulgação mais barata, também facilita o trabalho. Afinal, fica mais fácil falar do Centro-Oeste do que divulgar cada produto individualmente. Quando se fala do Brasil Central, o turista estrangeiro já tem a referência que é o Brasil”, explica.





Fonte: 24HorasNews

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