Líder do PSB diz que partido está contemplado no governo Lula
Além da secretaria, o PSB continuará com o Ministério da Ciência e Tecnologia, comandado por Sergio Rezende.
O deputado desdenhou da ameaça do PR de não aceitar o comando do Ministério dos Transportes e rachar a base do governo se a Secretaria dos Portos for criada.
"O presidente não vai ficar refém de chororô de deputado. Se o problema é tamanho, o PR não pode reclamar porque o orçamento para as estradas é de R$ 2,5 bilhões enquanto que para os portos é de cerca de R$ 450 milhões", disse. "Se eles [PR] não quiserem o ministério, a gente aceita", completou.
O titular da Secretaria de Portos terá status de ministro e irá administrar todos os portos federais do país.
O indicado para assumir o posto é o ex-ministro da Integração Nacional, Pedro Brito. A Folha Online apurou que o presidente Lula fez o convite a Brito na semana passada atendendo a um pedido do deputado Ciro Gomes (PSB-CE).
O PSB chegou a sugerir o nome do deputado Beto Albuquerque (RS), mas o governo considerou que há muitos gaúchos na Esplanada, o que desequilibra a representação dos Estados no governo. "Se o presidente efetivar a Secretaria, marcará um gol de placa. O PAC depende de dois gargalos: portos e aeroportos. Com a secretaria, 50% do problema estará resolvido", afirmou França.
Comentários