Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 19 de Março de 2007 às 13:39

    Imprimir


As doenças na lavoura de soja são uma das principais preocupações dos produtores por serem um dos fatores importantes que limitam os altos rendimentos de produção. Segundo especialistas, o controle eficiente de doenças depende do conhecimento das doenças, dos estádios de desenvolvimento da soja, das cultivares e dos locais de cultivo que possibilitarão a definição das práticas culturais mais adequadas para a viabilização e expansão da cultura.

Estas e outras recomendações serão apresentadas por Fabiano Siqueri, do setor de Proteção de Plantas da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de MT, durante a quarta rodada do TecnoCampo 2007 que acontece amanhã, na fazenda Volta Grande, localizada em Canarana, na região do Vale do Araguaia.

Na palestra, que acontece na célula 'estudos de caso', Siqueri aborda sobre a ocorrência das doenças (mela, antracnose e mancha-alvo) na região, condições favoráveis para aparecimento das doenças, disseminação e sobrevivência e do controle das doenças.

O pesquisador mostra ainda o cenário da soja em Mato Grosso. Faz recomendações sobre como conviver economicamente num cenário com muitas doenças. De acordo com Siqueri a expansão da cultura para novas áreas, a monocultura e a utilização de práticas de manejo inadequadas têm aumentado o número de doenças causada por fungos, bactérias, vírus e nematóides.

“O controle das doenças passa pelo uso de boas práticas agrícolas, rotação de culturas com viabilidade de comercialização para novas opções de cultivo e manejo satisfatório de ervas daninhas”, afirma Siqueri.

As tendências globais para a soja é outro assunto a ser apresentado e discutido na quarta rodada do TecnoCampo 2007. Os lançamentos para a próxima safra de soja também serão apresentados no evento. Outras palestras técnicas acontecem na célula “Estudos de Casos” com variados temas: doenças, pragas, adubação e nutrição, mercado, certificação e gestão sociambiental, nematóides e cultivares transgênicas.





Fonte: Agronotícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236137/visualizar/