Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 18 de Março de 2007 às 11:07

    Imprimir


O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), deve se reunir nesta segunda-feira (19) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar de um novo nome, do partido, para assumir o Ministério da Agricultura, após o deputado federal Odílio Balbinotti (PR) ter desistido de assumir a pasta.

Em carta enviada a Temer e ao líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), no sábado (17), Balbinotti pediu que o presidente Lula fosse comunicado do pedido de retirada de seu nome da lista de indicados para ocupar o ministério.

De acordo com a assessoria do PMDB, pode ser que Temer ou mesmo Lula apresentem nova indicação mas, em princípio, o substituto de Balbinotti será escolhido entre os outros cinco deputados que integravam a lista inicial oferecida pelo PMDB ao presidente Lula.

Além de Balbinotti, integram a relação os deputados Eunício Oliveira (CE), Tadeu Filipelli (DF), Waldemir Moka (MS), Fernando Diniz (MG) e Valdir Colatto (SC).

Ainda segundo a assessoria do partido, o encontro entre Temer e Lula, acertado na sexta-feira, seria para discutir o fato de Balbinotti ser alvo de investigação sigilosa no STF (Supremo Tribunal Federal) por falsidade ideológica. Diante da desistência, porém, a substituição de sua indicação vai entrar em pauta.

A suspeita que cai sobre Balbinotti é a de que que ele teria forjado documentação para obter empréstimo do Banco do Brasil. Na atual fase, o inquérito aguarda a documentação oficial do empréstimo para perícia técnica. Ou seja, confirmar ou não a falsificação. Depois, o Ministério Público Federal decidiria se oferecerá denúncia ou não ao Supremo. Feita a denúncia, caberia ainda ao STF rejeitá-la ou aceitá-la.

O fato que deu origem ao processo teria ocorrido em 1996 e estaria relacionado com a atividade de "produtor rural" de Balbinotti (ele tem fazendas em que produz sementes de soja). Na carta de Balbinotti divulgada hoje, ele diz que responderá a todas as acusações. "Não serei vil, responderei a todos", disse, no comunicado.

Na sexta, diante de um noticiário negativo, Temer procurou Lula para deixá-lo à vontade a respeito de eventual substituição. Lula, então, teria resolvido aguardar 48 horas para tomar uma decisão, mas Balbinotti e o PMDB se anteciparam para evitar desgaste.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236292/visualizar/