Lula deve oficializar convite para Marta ocupar Turismo na 2ª feira
A indicação de Marta já foi confirmada por interlocutores do governo, mas Lula pretende convidá-la pessoalmente para o cargo. Assessores da ex-prefeita confirmaram que Marta estará em Brasília na segunda-feira.
Se o convite for confirmado, o ministério será um presente de aniversário para Marta, que completa 62 anos no domingo.
A indicação de Walfrido foi comemorada pelo líder do governo na Câmara, deputado José Múcio (PTB-PE).
Segundo Múcio, o novo ministro se encaixa no perfil desejado por Lula para manter as articulações políticas com todos os partidos que integram a coalizão política.
"Teremos um ministro de Relações Institucionais vocacionado para isso. Não basta querer, precisa ser vocacionado", disse.
Na opinião do líder, o PT não terá seu espaço diminuído no governo só por perder o disputado cargo de articulador político --que era exercido pelo petista Tarso Genro. "O PT não saiu derrotado. O ministro vai servir a todos os partidos. Interessa ao PT a governabilidade. Todos os partidos foram atendidos [na reforma]", disse Múcio.
Além de Walfrido, o nome do deputado Henrique Fontana (PT-RS) também foi discutido pelo presidente para substituir Tarso nas Relações Institucionais.
Com as indicações de Marta e Walfrido, falta Lula definir o substituto de Luiz Fernando Furlan no Ministério do Desenvolvimento. O ministro não esconde a vontade de deixar o governo ante da pressão de sua família para sair do cargo.
Indicação de Marta
A Folha Online apurou que Lula teria comentado que esse não era o ministério ideal para Marta, mas que não poderia oferecer outra pasta porque precisava contemplar os partidos da coalizão na reforma.
Para dar atratividade à pasta, o Planalto cogita deixar a Infraero subordinada ao Turismo. A proposta, entretanto, é boicotada por partidos aliados.
Inicialmente, o PT queria emplacar a ex-prefeita no Ministério das Cidades, mas a vaga será mantida com o ministro Márcio Fortes, do PP. O PT também cogitou o Ministério do Desenvolvimento, mas desistiu ante da imposição de Lula de indicar para o lugar alguém ligado ao setor empresarial.
Comentários