Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Março de 2007 às 21:26

    Imprimir


Empresários industriais de Mato Grosso participarão de encontro sobre a importância e as legislações que regulam o gerenciamento de resíduos sólidos. O evento será organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).

O seminário ‘Aspectos Técnicos e Legais – Inventário e Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Industriais (PGRSI)’, será realizado no dia 28 de março, na sede da Fiemt.

No ano passado, a Sema realizou uma campanha para as empresas encaminharem o PGRSI e o inventário, porém, poucas entregaram os documentos. Em função disso, a Sema pediu para o Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da Fiemt auxiliar as empresas. "É importante que os empresários saibam da necessidade desta documentação", disse a técnica do Contema, Ribenildes Carla Gomes e Souza.

Além das empresas, o evento também é destinado aos representantes dos sindicatos e profissionais responsáveis pela gestão de resíduos sólidos nas indústrias de pequeno e médio porte dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. “Inicialmente, faremos um trabalho nestas cidades. Posteriormente, realizaremos em outros pólos do Estado”, informou a técnica.

O inventário é o conjunto de informações sobre a geração, características, armazenamento, transporte, tratamento, reutilização, reciclagem, recuperação e disposição final dos resíduos das atividades industriais. Já o plano de gerenciamento inclui todas as ações que visam minimizar a geração de resíduos na fonte. Entre os benefícios gerados com a apresentação dos documentos, estão a minimização da geração, aumento da reutilização, reciclagem e eliminação da destinação final inadequada e a difusão de tecnologias mais limpas.

O seminário será realizado no Auditório ‘Otacílio Borges Canavarros’. Os interessados em participar devem confirmar presença pelos telefones (65) 3613-7302 e 3611-1582.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236663/visualizar/