Prefeitura de VG capacita 200 profissionais da Assistência Social
Os trabalhadores da rede social várzea-grandense foram convocados em sua totalidade, inclusive àqueles que não são concursados, mas atuam no segmento. Representantes das 49 Organizações Não Governamentais (ONGs), que mantém convênio/parceria com o município, também compõe o quadro de participantes.
O tema deste primeiro dia de estudos tratou das relações interpessoais. O palestrante e também jornalista, Jair Donato, apresentou o painel “Marketing de relacionamento com profissional e qualidade de vida no trabalho”.
A secretária de Promoção Social, Cely Almeida, destaca que a falta de um sentimento de valorização do trabalho, tem feito com que muitos profissionais percam a auto-estima e o respeito mútuo. “Nestas capacitações que serão realizadas de forma contínua, estaremos tratando de assuntos que resgatam a valorização pessoal e profissional. O trabalho, seja ele qual for, tem de ser encarado como uma missão e não apenas como uma atividade que gera renda e garante e a sobrevivência”.
Cely explica que além de resgatar o profissional envolvido na assistência social, os ciclos têm como meta capacitar os profissionais para a nova realidade do setor, que é o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e à Norma Operacional Básica (NOB).
O SUAS regula, em todo o território nacional, a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades do sistema de serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social, sejam eles de caráter permanente ou eventual, executados e providos por pessoas jurídicas de direito público sob critério universal e lógica de ação em rede hierarquizada e em articulação com iniciativas da sociedade civil.
Entre os dias 16 e 21 deste mês, a Secretaria Municipal de Promoção estará se preparando para participar de um encontro nacional de gestores sociais, em Salvador (BA). “Quando retornarmos do encontro com as novidades e todas as informações, realizaremos o último encontro deste primeiro ciclo. Vamos capacitar e atualizar nossos profissionais”, explica a secretária.
PROGRAMAÇÃO – Na quinta-feira (15.03), durante o segundo dia de estudos, serão abordados a gestão do SUAS e a gestão da política de Assistência Social e na sexta-feira, dia 16, será apresentado um painel sobre a Operacionalização dos Serviços da Assistência Social: Acolhimento ao usuário do SUAS e Atendimento de Média e Alta Complexidade.
Comentários