Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Março de 2007 às 16:20

    Imprimir


Melhorar a gestão pública, administrar os recursos públicos com maior eficiência e oferecer atendimento de qualidade para os contribuintes em geral. Esta é a meta da atual administração municipal de Rondonópolis, que aderiu ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), com ações voltadas para a profissionalização das atividades.

O lançamento do programa ocorreu no dia 28 de fevereiro, com a presença de colaboradores de carreira de todas as Secretarias no auditório da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, de Rondonópolis. Também participaram da ocasião a coordenadora Executiva do Núcleo Estadual do Gespública em Mato Grosso, Silvia Pini, e a voluntária do programa e servidora da Secretaria de Fazenda, Patrícia Proença.

O evento teve como objetivo promover a sensibilização para que as pessoas se interem sobre o que é o programa. Durante o lançamento, os colaboradores conheceram as finalidades do Gespública, qual o papel de cada um dentro do programa e o que se espera dele.

O secretário de Planejamento, Coordenação e Controladoria Geral do Município (Seplan), Juarez Orsolin, explicou que o programa deve contemplar os colaboradores (funcionários) de carreira dos diversos setores. A coordenação do programa na Prefeitura é da Seplan e o Comitê Gestor é composto por funcionários das Secretarias de Administração, Saúde, Educação, Seplan e Receita.

No início de março, os membros do comitê receberam um treinamento para auto-avaliação, ministrado pelas representantes da coordenação estadual. Após a participação no curso de qualificação os membros do comitê passarão a atuar na auto-avaliação que deve ser validada pela coordenação estadual.

A partir daí serão realizadas as diversas atividades, como elaboração do plano de comunicação e elaboração do plano de melhoria de gestão (estratégias e metas) e a implantação das ações de melhoria. “O resultado esperado é a eficiência e qualidade no atendimento ao contribuinte”, destacou Silvia Pini.

O Gespública foi criado pelo Decreto Federal 5378, de 23 de fevereiro de 2005, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do país. A coordenação nacional é do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O programa é descentralizado através dos Núcleos Estaduais. Em Mato Grosso, o apoio à Coordenação Executiva do Gespública é dado pela Secretaria de Fazenda.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236696/visualizar/