Brasil está comemorando Dia Nacional da Poesia nesta quarta
Entre os conhecidos trabalhos de Castro Alves estão "Espumas Flutuantes" e "Navio Negreiro", que representam suas principais temáticas: o amor e a luta por justiça e liberdade. Defensor da sociedade abolicionista, ele também era conhecido como o poeta dos escravos.
Justamente por conta dos ideias do escritor, que morreu com apenas 24 anos, o Brasil elegeu seu aniversário para comemorar a poesia, arte que nasceu na Grécia, com Homero, autor de "Ilíada", que relata a Guerra de Tróia, e de "Odisséia", com as aventuras de Ulisses, rei de Ítaca, ao retornar da guerra após dez anos.
Quando surgiu, a apresentação de poesias era acompanhada por um instrumento musical chamado lira, por isso a inclusão da poesia no chamado gênero lírico, independentemente do texto retratar tragédias.
Mas se geralmente --mais ainda antigamente-- a expressão "poesia" se aplicava à estrutura de texto em versos, com ritmo específico, divisão em estrofes e rima, desde o modernismo ela ganhou novos contornos e subtítulos, como a chamada poesia concreta.
Comentários