Caminhadas rápidas podem ajudar a parar de fumar
"Se nós descobrirmos os mesmos efeitos em uma droga, ela poderia ser vendida imediatamente para ajudar as pessoas a parar de fumar", disse o médido Adrian Taylor, um dos autores do estudo e professor de psicologia da saúde e do exercício da Universidade de Exeter. Taylor e seus colegas analisaram 12 artigos procurando a conexão entre exercício e a falta de nicotina, focando em atividades que podem ser feitos ao ar livre, como as caminhadas.
De acordo com a pesquisa, apenas cinco minutos de exercícios foram suficientes para ajudar fumantes a superar suas necessidades imediatas de nicotina. Após as atividades, os pesquisadores perguntaram aos fumantes sobre a sua necessidade por um cigarro. Quem realizou os exercícios, afirmou que o seu desejo foi reduzido.
No entanto, especialistas ainda não estão convencidos do uso prático dos resultados do estudo. "É possível dizer que exercícios ajudam a diminuir a necessidade de nicotina a curto prazo, mas nós não sabemos se ele ajuda em um período mais longo", disse o médico Robert West, da Universidade de Londres, que não se envolveu na pesquisa.
Segundo ele, é mais recomendável que a prática de atividades físicas seja combinada com uma estratégia envolvendo outras técnicas, assim será maior a possibilidade de largar o vício com sucesso.
Comentários