Alunos do Aplicação visitam a Assembléia Legislativa
Para Chico Galindo, o Parlamento promove a oportunidade dos estudantes terem contato direto com um dos três Poderes constituídos, ao tomarem conhecimentos sobre os procedimentos dos deputados para a aprovação de leis que conduzem os rumos econômicos e sociais do estado.
“É no ensino fundamental que os alunos têm chances de entender esse processo, tendo uma aproximação com os Poderes e vice-versa”, afirmou o deputado.
Chico Galindo disse aos alunos que uma de suas prioridades é a manutenção do aluno em período integral nas escolas, para que eles tenham concentração e qualidade no ensino aplicado pelos estabelecimentos público e privado. “A criança tem que estar o tempo todo na sala de aula. É uma forma de aprender com qualidade”, disse o parlamentar.
Chico Galindo lembrou do empenho dos alunos do Centro Educacional Aplicação, onde no ano passado, foi realizada eleição simulada para presidente da República e Governador do Estado de Mato Grosso entre os estudantes da instituição. Num dos projetos dos estudantes foi aprovada a construção de uma lombada na rua em frente à escola, com objetivo de evitar atropelamentos e outros acidentes de trânsito envolvendo crianças da escola e região. A proposta será encaminha ao deputado, que por sua vez, irá providenciar o pedido junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran).
Na avaliação da professora Renata Bordin, a visita aos deputados será tema abordado na sala de aula com outros alunos que não puderam comparecer ao legislativo. “Essas visitas ajudam a melhorar o conhecimento dos alunos na sala de aula e contribui para a formação de cidadãos no futuro”, afirmou Renata.
O programa Por Dentro do Parlamento já recepcionou até visitantes do exterior, como um grupo de rotarianos do Texas (EUA) que esteve na Assembléia em maio do ano passado.
Criado há dez anos pela Secretaria de Comunicação da Casa, o programa objetiva divulgar o trabalho desenvolvido no Poder Legislativo do Estado. As visitas, coordenadas pelo professor José Ival de Souza, incluem palestra sobre a história e as funções da Assembléia. Os alunos também são levados ao Plenário das deliberações, local onde são votados todos os projetos de interesse da população. Visitam, ainda, as instalações da TV Assembléia, o Instituto Memória, gabinetes de deputados e a Secretaria de Comunicação da Casa. O programa já atendeu a mais de quatro mil alunos da rede de ensino público e privado, desde sua criação em 1997.
Comentários