Lula diz que não tem pressa para trocar ministro e elogia PT
"Houve poucos momentos na história do Brasil, a não ser na época do regime militar, que um governo teve tanta tranqüilidade para montar um governo como eu estou tendo. Eu não tenho pressa, não tenho data, ninguém está me cobrando nada. É um problema meu, que vou fazendo na medida que achar que devo fazer", disse ele hoje depois de participar da abertura da Feicon (Feira Internacional da Construção), no Anhembi, em São Paulo (SP).
Lula desconversou sobre a data do anúncio da reforma ministerial. "Eu posso anunciar como posso não posso anunciar", respondeu ele ao ser questionado se a divulgação seria feita nesta quinta-feira.
O presidente elogiou ainda o comportamento do PT, partido que o reelegeu, nas negociações sobre a montagem de sua nova equipe. "O PT teve ontem um comportamento exemplar que eu esperava de um partido grande e maduro", disse ele.
Lula se reuniu ontem com integrantes do conselho político do PT. Depois de dizerem que queriam ampliar seu espaço no governo, os petistas recuaram e saíram do encontro afirmando que poderiam até perder cargos.
Segundo Lula, o PT sabe que "o partido já tem a presidência da República e que portanto tem que fazer composição com outras forças políticas".
"Obviamente é normal que os partidos digam que gostariam de participar do governo, que cargos gostaria de ter e que nomes apresentar. Mas obviamente essa é uma escolha do presidente, que pode atender ou não", afirmou Lula. "Mas quem tem de montar um ministério é o presidente da República."
Comentários