Série DOCTV III será lançada em Mato Grosso no dia 16
Com lançamento regional previsto para o dia 16 de março, no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC), a Série DOCTV III será exibida em horário nobre, todo Domingo, às 22h (horário local) na TV Mais (Canal 17), a partir de 18 de março. Os 35 documentários foram selecionados de um universo de 859 projetos inscritos nos 27 estados brasileiros.
DOCTV - O Programa DOCTV, realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta / TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais – ABEPEC, com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD, lança os 35 documentários da Série DOCTV III e comemora quatro anos de grandes resultados.
Foram inscritos 2.380 projetos de documentário em 74 Concursos Estaduais DOCTV realizados nas três edições do Programa, tendo produzido 114 documentários e gerado 3.026 h de programação em Rede Pública de Televisão, promovendo a efetiva descentralização de recursos financeiros para as 27 unidades federativas, entre recursos do Ministério da Cultura e das tvs e instituições públicas estaduais participantes da Rede DOCTV.
Foram realizadas 44 Oficinas para Formatação de Projetos, que contaram com a participação de 1.333 documentaristas, e duas Oficinas para Desenvolvimento de Projetos, que reuniram nas edições II e III os 70 autores dos projetos selecionados nos Concursos DOCTV com expoentes do documentário brasileiro, como Eduardo Coutinho, Eduardo Escorel, Maurice Capovilla, Geraldo Sarno, Jorge Bodanzky, Ruy Guerra, Giba Assis Brasil, Joel Pizzini e Cristiana Grumbach.
Série em DVD - É também motivo de comemoração o lançamento em home video dos documentários das Séries DOCTV I e II, em ação desenvolvida pela TV Cultura, por meio da Cultura Marcas e Log On Editora Multimídia, e Coordenação Executiva do DOCTV.
O Programa DOCTV tornou-se um modelo de política pública internacional a partir do pleito da Comunidade Cinematográfica Ibero-americana à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura para elaboração e coordenação de um Programa análogo – o DOCTV IBERO-AMÉRICA – que hoje sistematiza a co-produção e teledifusão de documentários nacionais em 15 países. Outros desdobramentos são os processos de implantação dos Programas DOCTV México, DOCTV Colômbia e DOCTV Cinergia (América Central).
Comentários