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Agronegócios
Quarta - 03 de Abril de 2013 às 19:08

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As empresas que atuam como concessionárias das malhas da rede ferroviária brasileira pretendem investir R$ 16 bilhões na expansão do sistema nos próximos três anos. A soma representa quase metade do que foi aplicado por elas entre 1997 e 2012, um total de R$ 33,4 bilhões. Neste intervalo, a União investiu apenas R$ 1,48 bilhão.

Os dados fazem parte do balanço ferroviário divulgado nesta quarta-feira (3) pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), em São Paulo (SP). De acordo com o documento, em 2012 a movimentação de cargas subiu apenas 1,3%, passando de 475 milhões para 481 milhões de toneladas. A entidade espera ampliar a movimentação em 24,7% até 2015.

“Diante do quadro de crise mundial, em especial nos países europeus, que são grandes compradores das commodities agrícolas e minerais brasileiras, o volume de movimentação foi satisfatório”, explica o presidente-executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça.

Os principais produtos transportados pelas ferrovias em 2012 foram os minérios/carvão mineral, com participação de 77%; seguidos pelos produtos do agronegócio (14,4%); siderúrgicos (3,8%); derivados de petróleo e álcool (2,8%); e insumos de construção civil e cimento (0,5%).

O relatório da ANTF aponta ainda que, desde que a malha começou a ser privatizada, em 1997, o governo já arrecadou R$ 16,83 bilhões com o pagamento de tributos federais, estaduais e municipais, das parcelas de concessão e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) sobre as operações ferroviárias.






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