Nova Mutum estima 5% a mais de recursos em 2008
Para a LDO de 2008 estão sendo extraídas metas que constam no Plano Plurianual – PPA (elaborado a cada quatro anos). Na verdade tratam-se de diretrizes mais gerais que ainda serão detalhadas na elaboração do Orçamento. Durante o processo de estruturação e avaliação está prevista também a realização de uma audiência pública, de maneira que a comunidade também possa participar do processo.
Após aprovação da LDO a administração dedica-se à elaboração do Orçamento de 2008, que deve ser concluído até agosto deste ano. Segundo a contadora da Prefeitura, Valdilane de Brito Tasca, uma das mudanças previstas diz respeito ao detalhamento ainda maior das ações dentro de cada segmento. Ela cita como exemplo recursos destinados a manutenção de uma secretaria. “Essa conta deve ser dividida em segmentos mais específicos”, explicou.
O último PPA de Nova Mutum foi elaborado em 2005, com validade entre os anos 2006 e 2009. Entretanto, algumas mudanças e adequações são necessárias. Isso acontece devido a fatos novos que surgem com o passar dos anos. “É o caso da parceria para asfaltamento da MT249, dos incentivos para vinda da Perdigão MT e do projeto do Parque Aquático. Para possibilitar tais investimentos foi necessário mudar o PPA”, explicou o prefeito Adriano Pivetta.
No que diz respeito ao volume de recursos disponíveis para se trabalhar em 2008, considerando a evolução do PIB e da Inflação do período, estima-se um aumento na ordem de 5% no orçamento geral do município (administração direta e indireta) com relação a este ano, devendo alcançar algo em torno de 36,7 milhões.
Comentários