Campo Novo do Parecis ganha unidade do PREVIcidade
A unidade de Campo Novo ainda não é uma agência oficial, no entanto a coordenadora do INSS em Mato Grosso, Lucy Rosa explica que a PREVIcidade oferece todos os serviços de uma agência. “A única diferença é que a agência é mantida unicamente pelo ministério da Previdência enquanto a PREVIcidade é fruto de uma parceria com a prefeitura. É uma forma de conciliarmos a expansão da rede de atendimento do INSS com a nossa capacidade financeira de investimentos”, afirmou em entrevista.
Além de Campo Novo, a unidade atenderá também usuários dos municípios de Sapezal, Brasnorte e Nova Maringá. O posto, que entrou em funcionamento nesta segunda-feira, dia 12, conta com três funcionários, temporiariamente cedidos pela prefeitura de Campo Novo. Ainda não ficou definida a nomeação de um médico perito do INSS para atuar no local. Em função dessa indefinição a PREVIcidade ainda não está oferecendo o serviço de perícia médica. A previsão é de que em duas semanas um profissional seja destinado à unidade.
O posto da PREVIcidade de Campo Novo do Parecis funciona em um prédio cedido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Rua Roberto Carlos Brólio – nos fundos da Escola 04 de Julho, bairro Nossa Senhora Aparecida. O terreno que abriga o prédio foi doado pela prefeitura ao Sindicato em 2005.
Em pronunciamento durante a inauguração da unidade, na sexta-feira, dia 09, o prefeito Sergio Stefanelo agradeceu ao Sindicato que, tendo recebido o terreno da prefeitura, utilizou o dinheiro da venda de uma central de embalagens de agrotóxicos para construir o prédio que foi cedido à prefeitura para a instalação do INSS. O prefeito Stefanelo trabalha agora na articulação de um convênio para que o prédio também abrigue um posto do SINE.
O prefeito Stefanelo também agradeceu o apoio e a parceria da Câmara de Vereadores na conquista do INSS para o município e fez um agradecimento especial aos vereadores Clóvis de Paula (autor da indicação), Jacob Ivo Bril e José Carlos Ribeiro (Baxo). O prefeito defendeu ainda que a instalação do INSS em Campo Novo firmará o município como um pólo regional. “Não é comum municípios com o porte de Campo Novo receberem uma unidade como esta”, afirmou. Stefanelo encerrou seu pronunciamento agradecendo também a importante contribuição do ex-prefeito Jesur José Cassol no processo que resultou na conquista do INSS.
Em suas palavras o secretário executivo-adjunto do ministério da Previdência, Lúcio Silva Santos confirmou a afirmação do prefeito Stefanelo de que em todo o país existem muitos municípios significativamente maiores que Campo Novo que ainda não contam com um posto do INSS. “Sem dúvida foi uma importante conquista para a cidade. Quero destacar aqui a articulação do prefeito, de sua equipe, e demais autoridades municipais na busca desta unidade que representa a garantia da efetividade dos direitos sociais descritos no artigo VI da Constituição”, afirmou.
Comentários