Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 10 de Março de 2007 às 21:10

    Imprimir


Trabalho voluntário, sistema de mutirão e a parceria entre o Governo do Estado e a Igreja Assembléia de Deus possibilitaram que famílias como a do motorista Valdomiro Alves de Souza, pai de três filhos tivesse a chance de adquirir uma casa do Programa Meu Lar.

Por várias semanas, Valdomiro trabalhou à noite depois que chegava do expediente diário em uma empresa de comunicação, como voluntário em sistema de mutirão junto com outros companheiros da igreja para erguer as casas que compõem o Residencial Ebenézer, em Rondonópolis, construído na modalidade Bolsa Material de Construção (BMC).

Inaugurado neste sábado pelo governador em exercício Silval Barbosa e o prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti, o residencial tem 50 casas que custaram aos cofres estaduais R$ 335 mil e possibilitou que famílias que antes viviam de aluguel ou morando de favor tenha agora um lar digno e com estrutura para morar.

É o caso também do motorista do transporte público José Carlos da Silva e da dona de casa Regina da Cruz Nunes. O casal pagava um aluguel de R$ 220 e há oito anos sonhavam em ter uma casa própria para poder criar com mais dignidade o filho de sete anos.

“Agora que não preciso mais gastar com aluguel meu salário sobra mais um pouco para poder dar uma vida melhor a minha família e tenho mais tranqüilidade, pois quando pagava o aluguel tinha medo até de perder o emprego e depois não ter como sustentar uma casa”, disse emocionado José Carlos.

A Igreja Assembléia de Deus em Rondonópolis coordenou o trabalho de construção das casas com a ajuda de voluntários e foi responsável pela infra-estrutura da área, além de selecionar as famílias beneficiadas. O pastor José Genésio agradeceu o trabalho do Estado e a parceria que possibilitou o atendimento social.

O governador licenciado Blairo Maggi também participou da inauguração do residencial destacando que as ações promovidas pelo Governo do Estado ganham força quando são desenvolvidas com o apoio de entidades como igrejas e clubes de serviço. “São esses parceiros que tem um papel fundamental na força social do Estado é que possibilitam chegar ao cidadão as ações necessárias, pois se quisermos construir uma sociedade diferente temos que ter essencialmente a participação popular”, destacou Maggi ao afirmar que o Governo do Estado fará ainda no residencial a pavimentação das ruas.

O deputado estadual Sebastião Resende frisou que os recursos empregados na construção do residencial, mesmo sendo uma pequena quantia em comparação com outras obras do Governo representaram uma grande diferença para as famílias atendidas.

O prefeito de Rondonópolis observou que o sistema de mutirão e a concessão de moradia nos moldes executados pelo Programa Meu Lar trazem aos beneficiados o estímulo de trabalhar e agir com independência. Citando o número de residenciais em construção na cidade e os convênios habitacionais firmados com os governos estadual e federal, Sachetti afirmou que o objetivo da Prefeitura é estruturar o município para impedir as invasões urbanas e beneficiar quem realmente necessita.

“As políticas públicas devem ser duradouras e que a população saiba e tenha como acessá-las”, observou.

Encerrando a inauguração, Silval Barbosa agradeceu o empenho da Igreja Assembléia de Deus em trabalhar para garantir que famílias carentes tivessem um local seguro para morar. O governador ressaltou ainda o programa habitacional do Estado que já beneficiou 33 mil famílias. “As parcerias são fundamentais para que possamos continuar a consolidar o desenvolvimento de Mato Grosso e tenhamos condições de planejar a visão de futuro de que nosso Estado necessita”, finalizou Silval.

Participaram também da inaguraçao do residencial os secretários de Estado Roseli Barbosa (Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social), José Carlos Dias (Comunicação Social), parlamentares estadual José Carlos do Pátio, federais Carlos Bezerra e Wellington Fagundes, a primeira-dama do Município, Rose Sachetti e vereadores.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/237468/visualizar/