Cheiro de rosas ajuda na memorização, diz estudo
A pesquisa foi liderada por Jan Born, da Universidade de Lubeck. A equipe utilizou um grupo de 74 voluntários para realizar o estudo. Os voluntários participavam de uma espécie de jogo da memória, no qual tinham de identificar onde estavam os pares de objetos ou cartas. Enquanto participavam da tarefa, eles inalavam o perfume de rosas.
Depois, o grupo ia dormir em um aparelho de ressonância magnética. Durante o sono, os pesquisadores faziam imagens da atividade cerebral do voluntário. Em vários estágios do sono, os cientistas espalhavam o mesmo perfume de rosas para que ele fosse inalado pelo paciente que dormia.
No dia seguinte, os voluntários eram testados novamente para saber o que eles haviam memorizado do jogo no dia anterior. "Depois da 'noite de odor', os participantes lembraram de 97,2% dos pares que eles aprenderam antes de dormirem", disseram os pesquisadores.
Os cientistas afirmam que isso mostra que a memória se consolida durante o sono e que odores podem aprimorar o aprendizado. A equipe também acredita que outros estímulos podem ser usados durante o sono para facilitar a memorização.
Comentários