Saúde Pública será discutida nesta segunda, em Roo
A audiência foi requerida pelo deputado estadual Zé Carlos do Pátio (PMDB) que convidou autoridades ligadas à área para fazer um diagnóstico real da situação do setor, além de apresentar alternativas para acabar com a crise que envolve, entre outros problemas, a escassez de medicamentos, insumos hospitalares, equipamentos e recursos humanos na rede pública de saúde.
De acordo com o parlamentar, é preciso unir forças para redefinir a política de Saúde Pública e estabelecer de onde sairão os recursos que fortalecerão o setor.
Entre os assuntos que serão discutidos na audiência está a situação do Hospital Regional (HR) de Rondonópolis. A unidade é responsável pelo atendimento de pacientes do município e de outras 19 cidades que fazem parte do Consórcio da Região Sul.
No ato do requerimento do evento, Pátio constatou que as cirurgias eletivas realizadas no HR estavam paralisadas há cerca de um ano por problemas como a falta de medicamentos, materiais hospitalares e leitos. A infra-estrutura deficitária e a falta de insumos estão entre os fatores que fizeram o hospital priorizar casos de urgência e emergência e tornou extensa a fila de espera para cirurgias eletivas - em outubro do ano passado, houve cerca de quatro mil pedidos. “O Hospital Regional ficou sobrecarregado ao assumir responsabilidades que eram do município”, destacou Zé Carlos do Pátio.
Na realização de exames o drama se repete. No caso de uma endoscopia, por exemplo, o cidadão espera de oito meses a um ano; para a realização de ecocardiograma, a espera é ainda mais demorada.
A necessidade de um novo convênio entre Prefeitura Municipal e Governo do Estado para o término da Santa Casa de Misericórdia também será abordada como uma medida emergencial para desafogar o sistema da rede pública. A demora nos trabalhos de conclusão do primeiro piso da Santa Casa impede, por exemplo, a implantação do Centro de Tratamento Cardiológico, onde deveriam ser realizadas cirurgias e exames relacionados a problemas cardíacos.
Durante a audiência também serão colocadas em pauta a necessidade de implantação de novas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), criação de um Centro de Especialidades, ampliação da Policlínica da Vila Operária e criação de Centros Odontológicos nas unidades do PSF.
Entre as autoridades convidadas a participar da audiência estão o secretário estadual de Saúde Augustinho Moro; secretário municipal Fábio Cardozo; o presidente do Consórcio da Região Sul, prefeito Augustinho Freitas, e o diretor geral do Hospital Regional, o médico Márcio Bertocco. Segundo Zé Carlos do Pátio, são presenças fundamentais para definir as diretrizes que vão melhorar o atendimento a saúde da população. O parlamentar destacou que existe um esforço por parte do Governo do Estado para sanar o problema.
A Secretaria Estadual de Saúde anunciou recentemente, que vai investir mais R$ 3 milhões nas unidades de saúde de Rondonópolis.
Comentários