Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 08 de Março de 2007 às 19:04

    Imprimir


Estudantes de colégios públicos e militantes da União da Juventude Socialista (UJS), ligados ao PCdoB, queimaram hoje na praça da Liberdade, centro de Teresina (PI), a bandeira dos Estados Unidos em protesto contra a visita do presidente americano, George W. Bush, ao Brasil. Com um carro de som, os estudantes gritavam "Fora Bush, assassino dos trabalhadores".

Cerca de 100 estudantes participaram do ato que contou também com a presença de líderes da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), União Nacional dos estudantes (UNE) e Movimento pela Paz na Periferia (MP3). Em seus discursos, os militantes afirmaram que o maior interesse da visita de Bush ao Brasil é minar a aproximação econômica entre nações latino-americanas.

"Bush tenta impedir a integração dos países latinos. Nos últimos anos o Brasil tem se afastado dos Estados Unidos e voltado sua política econômica para parcerias com outros países, principalmente da América do Sul", argumentou o presidente da UJS, José Edurado Borges.

Durante a manifestação, os estudantes protestaram contra a política externa dos Estados Unidos e pediram paz mundial. "Várias mulheres estão nesse momento chorando a morte de seus filhos, maridos, irmão e amigos na Palestina, Líbano, nos Estados Unidos. No Dia Internacional da Mulher, lembrar a dor de tantas delas é pedir pela paz e ir contra o governo americano", disse Borges. "Em todo o País estão sendo realizados atos contra a presença do 'Diablo Imperialista'", afirmou. Ele afirmou que Bush é uma "persona non grata e o Piauí está mostrando que é contra essa visita".

Via Campesina Mulheres de vários assentamentos da zona rural de Teresina e outras localidades realizaram uma manifestação na manhã de hoje para protestar contra a vinda de Bush ao Brasil. De acordo com a organização, 500 integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) e da Via Campesina participaram do evento. Elas saíram em protesto da avenida Marechal Castello Branco, atravessando a Frei Serafim e encerraram em frente ao Palácio de Karnak, sede do governo estadual.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/237819/visualizar/