Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Março de 2007 às 15:50

    Imprimir


O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, participa, nesta sexta-feira (9), do VIII Encontro do Colégio de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura, em Brasília (DF). O presidente vai proferir a palestra “O Futuro das Escolas de Magistratura e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados”, às 16h, no Hotel Naoum Plaza.

Após a apresentação, o ministro Barros Monteiro será condecorado com a Medalha Ministro Franciulli Netto, denominação que homenageia o ministro do Tribunal, falecido em 2005.

Nascido na capital paulista em 28 de outubro de 1939, o ministro Barros Monteiro é membro de uma família com reconhecida tradição na Justiça nacional. Entrou para a magistratura em 1965, como juiz substituto em Santos (SP). Foi promovido um ano depois para a primeira entrância em Paulo de Faria, no interior paulista. Chegou a juiz do extinto Tribunal de Alçada Criminal (Tacrim-SP) em 1979, no qual ficou até ingressar no Tribunal de Justiça em 1983. Em maio de 1989, foi nomeado para o recém-criado STJ, em uma das seis vagas destinadas a magistrados estaduais.

No Tribunal, presidiu a Quarta Turma e a Segunda Seção, colegiados responsáveis pelos julgamentos das questões envolvendo Direito Privado e dos quais só saiu quando passou a ocupar o cargo de vice-presidente, após a aposentadoria do ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira. Como presidente, o ministro Barros Monteiro segue na Corte Especial e lida com a análise de processos de competência exclusiva da Presidência, como suspensões de segurança e de liminar e de sentença. O ministro já foi também membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), corregedor-geral da Justiça Eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral e do Gabinete da Revista do STJ.





Fonte: STF

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238099/visualizar/