Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 07 de Março de 2007 às 15:26
Por: Lucy Cardoso

    Imprimir


Tocantins, Espírito Santo, Ceará e Minas Gerias foram os estados vencedores do concurso Siscort 2006, cada um em sua categoria. Considerando a porcentagem de cadastro geral no país registrado no Siscort, o estado de Tocantins conquistou o primeiro lugar, pois 86% de suas escolas anotaram a devolução dos livros didáticos no ano passado. O segundo lugar ficou com o Espírito Santo, com 74% das escolas. No Ceará, foi registrada no sistema a devolução dos livros de 43% das escolas e, em Minas, de 13% das instituições.

O Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort) foi criado em 2003 e tem por finalidade auxiliar as redes públicas de ensino fundamental a remanejar os livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático e pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. Acessando o Siscort no sítio eletrônico do FNDE na Internet – www.fnde.gov.br –, as escolas das redes públicas podem verificar, entre outras opções, a disponibilidade de livros nas unidades educacionais mais próximas e a reserva técnica das secretarias estaduais e municipais.

Ao utilizar o Siscort, a secretaria de educação municipal ou estadual permite fazer um inventário de livros didáticos disponíveis e facilita a disponibilização desses livros para outras escolas que não possuem o suficiente para atender à demanda seja no mesmo município, no mesmo estado ou em outra localidade da mais distinta região do país. Evita, ainda, que secretarias de educação descartem os livros em gráficas de reciclagem de papel, como aconteceu recentemente nos estados do Ceará e Tocantins.

Segunda edição - Esta é a segunda edição do prêmio. Desta vez, acatando sugestão dos estados, a coordenação do livro didático decidiu estabelecer quatro categorias, obedecendo ao quantitativo de escolas nos estados. Na categoria I, estavam Distrito Federal, Amapá, Roraima, Mato Grosso do Sul, Acre, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia. Pertenciam à categoria II Sergipe, Espírito Santo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Goiás, Santa Catarina e Amazonas. Da categoria III, constavam Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul. Já os estados de Pernambuco, Pará, Maranhão, Minas Gerias e Bahia faziam parte da categoria IV.

De acordo com o regulamento do concurso, o prêmio é destinado à equipe técnica do livro da secretaria estadual de Educação e, se houver, à equipe técnica de suas regionais de ensino responsáveis pelo PNLD. Também são premiadas as equipes técnicas do livro das três secretarias municipais de Educação do estado vencedor que obtiverem maior percentual de escolas com devolução de livros registrada no Siscort.





Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238107/visualizar/