Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 06 de Março de 2007 às 18:11

    Imprimir


O governo Federal aceitou parte da reivindicação dos governadores para melhorar a capacidade de investimentos dos estados, mas negou aumentar a fatia de impostos federais distribuída aos governos estaduais.

De uma pauta de 14 pontos, o governo Federal concordou com quatro. Entre eles a aprovação de uma proposta de emenda constitucional sobre precatórios, aumento da distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e outros dois pontos sobre as dívidas dos estados.

Os estados e o presidente da República voltarão a se encontrar daqui a três meses para tratar de educação. A reunião começou por volta das 9h40 da manhã, com uma exposição inicial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro teve a participação de todos os 27 governadores.

'Não sobra'

O início da reunião, pela manhã, já havia contrariado o interesse dos estados. O principal pedido dos governadores, de aumentar a participação dos estados na fatia de distribuição dos impostos federais, foi parcialmente frustrado pelo ministro da fazenda, Guido Mantega.

"Não tem CPMF. Uma parte da arrecadação já vai para a Saúde e, portanto, vai para eles [governadores]. Não está sobrando nada", afirmou Mantega antes do encontro.

A proposta dos governadores era ter acesso a 30% da arrecadação da CPMF e transferir outros 10% para os municípios. A CPMF arrecada mais de R$ 32 bilhões por ano. Eles também defendem aumento na participação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), o imposto dos combustíveis. Os governadores dos estados chegaram à reunião na Granja do Torto com baixa expectativa sobre tomada de decisões.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238284/visualizar/