Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 06 de Março de 2007 às 13:18

    Imprimir


Em nota, o presidente da OAB/MT, Francisco Faiad, cumprimenta o novo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Lessa, principalmente pela determinação em abrir as portas do Judiciário à sociedade e discutir questões polêmicas, como a elevação das custas judiciais. "Temos que discutir a proposta de reduzir as custas judiciais porque do jeito que está prejudica o livre acesso do cidadão à Justiça". Faiad diz esperar que Lessa e sua diretoria se manifestem a favor da redução das taxas judiciárias, cujo aumento aprovado no final do ano passado foi de 150%.

Faiad vai defender também junto à nova diretoria do TJ a ampliação do expediente para os períodos matutino e vespertino. Hoje, o Judiciário só funciona à tarde, o que traz transtornos, inclusive nos cartórios ex-judiciais, que começam a atender o público a partir do meio-dia.

Em seu discurso de posse no último dia 1º, Paulo Lessa prometeu transparência nos gastos, especialmente no que diz respeito ao Fundo de Apoio ao Judiciário (Funajuris). O presidente da OAB/MT disse acreditar que poderá ser estabelecido um bom relacionamento com o Judiciário a partir do desejo manifestado por Lessa de romper com o modelo vigente. “Esse rompimento significa ampliar o acesso do cidadão à Justiça, deve significar um Judiciário transparente e forte, uma Justiça em que juizes, promotores e advogados seja indispensáveis em todos os momentos, tanto nas audiências como na administração da Justiça".

Para Faiad, tratam-se de metas ousadas. Destacou que o desembargador Lessa, como presidente, têm a oportunidade ímpar de transformar o Judiciário de Mato Grosso “em um verdadeiro exemplo de Justiça, de fato, e não apenas na propaganda”.





Fonte: RDNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238373/visualizar/