Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Março de 2007 às 09:19

    Imprimir


Cuiabá é a quarta cidade do Brasil a se tornar sede do tradicional Curso GANEP de Especialização em Nutrição Clínica, de Pós-graduação Sensu Lato. Tido como referência nas áreas de saúde, nutrição e medicina pela excelência de seu conteúdo e corpo docente, o curso já está com inscrições abertas para a turma de 2007, fazendo do Mato Grosso um dos mais importantes centros da nutrição clínica do país. As oitenta vagas são para o período de maio de 2007 a maio de 2008, com aulas das 8h às 17h, aos sábados e domingos (uma vez por mês).

Reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), o Curso GANEP de Especialização em Nutrição Clínica foi criado em 2000. Além de capacitar para o exercício legal de coordenador clínico de Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional, é o primeiro no país que reúne médicos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos em uma mesma turma.

Segundo a nutricionista Denise Marco, coordenadora geral, este é apenas um dos diferenciais importantes na formação do profissional. “Embora as áreas de atuação de cada um destes profissionais sejam muito bem definidas dentro da nutrição clínica, é essencial que todos tenham amplo conhecimento das demais áreas para um perfeito entrosamento”.

Outro ponto forte do Curso GANEP de Especialização é o amplo espaço reservado para o trabalho de campo, que possibilita ao aluno vivenciar a nutrição clínica no dia-a-dia, sempre sob a supervisão de um profissional especializado conceituado.

O GANEP, vale registrar, também é pioneiro em aliar a pós-graduação ao trabalho de campo. São 200 horas de atividade prática, realizada no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá. Aqueles que preferirem poderão também realizar esta etapa no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Nas jornadas diárias, das 8h às 17h, os participantes aprendem terapia nutricional, incluindo visitas a pacientes supervisionados pelos nutricionistas e médicos especializados. Participam ainda de discussões de casos clínicos, reuniões científicas e da realização de avaliação nutricional com bioimpedância.

Denise Marco ressalta que o corpo docente é altamente qualificado, o que faz do GANEP uma referência obrigatória no segmento. “Da equipe de mestres, 9% são livre-docentes, 40% doutores e 21% mestres, além de especialistas conceituados da nutrição clínica”.

A carga horária total, aliás, é de 468 horas, sendo 208 teóricas, 200 de trabalho de campo e 60 dedicadas à monografia.

Todos esses diferenciais dão ao Curso GANEP de Especialização o reconhecimento unânime de sua excelência. Enquetes realizadas nos últimos anos mostram que o grau máximo de satisfação dos alunos é superior a 90%.

GANEP NO BRASIL

O GANEP – Grupo de Nutrição Humana desenvolve há mais de 15 anos atividades educacionais para o desenvolvimento de profissionais de saúde. O Curso GANEP de Especialização em Nutrição Clínica já tem sete anos e vem sendo realizado em outras regiões: Salvador (BA), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

Qualquer que seja a localidade, é sempre realizado pelo corpo clínico do GANEP, que tem como docentes responsáveis os doutores Dan L. Waitzberg, diretor presidente do GANEP; e Maria de Lourdes Teixeira da Silva; e coordenação geral das nutricionistas Gabriela P. C. Oliveira e Denise Marco.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/238659/visualizar/